domingo, 18 de dezembro de 2011

PROJETO INTEGRADO DE TECNOLOGIA AO CURRICULO – PITEC

Projeto UCA - Amapá

PROJETO INTEGRADO DE TECNOLOGIA AO CURRICULO – PITEC

MÒDULO IV : Atividade 02

1. Identificação:

Cursista: Rita do Socorro da Silva Fernandes

ESCOLA ESTADUAL PREDICANDA CARNEIRO DE AMORIM LOPES

Local: Macapá /AP

Série: 5 ª nº de alunos : 35

Professores envolvidos:

· Elisângela Cunha dos Santos

· Maria Nicolany Morais Miranda

· Elaene de Aguiar Pontes

Tema: Valorização da Vida dos Idosos: Construção do Conhecimento

2. Problemática:

O mundo atualmente encontra-se numa era onde tudo é “descartável”, a vida se tornou descartável, o próprio homem está descartando a ele mesmo. A comunidade prega sobre a importância da “reciclagem” do papel, mas, esquece que as idéias também devem ser recicladas (reaproveitadas) e com certeza grandes idéias estão guardados com os donos da experiência, os idosos. São inúmeras ás vezes em que os idosos e seus direitos passam despercebidos, como se nem mesmo existissem. Onde está o respeito numa sociedade que reclama quando um idoso está querendo que se faça cumprir o seu direito prioritário numa fila de banco?. O fato é que a omissão cresce exageradamente quando se trata dos direitos, da inclusão social e da valorização do ser humano.

3. Justificativa:

O Art. 3º do Estatuto do Idoso diz que, “É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do poder Público assegurar ao idoso, com ABSOLUTA PRIORIDADE, a efetivação do direito á vida.” Ou seja, a inclusão do idoso na sociedade, é um dever de TODOS. Infelizmente os direitos humanos, sobre tudo o direito a vida e a inclusão social, estão sendo esquecidos e de uma forma absurda os idosos estão sendo desvalorizados pela população.

A valorização dos idosos consiste em lembrar sempre que eles sonham, vivem e amam; a velhice é um estado de espírito e os direitos e deveres dos cidadãos existem para serem cumpridos e não ignorados. É preciso quebrar os muros da intolerância, dos preconceitos e acima de tudo da falta de afeto, afinal, uma sociedade harmônica se constrói a partir de pequenos gestos.

A população mundial cresce a cada segundo e com ela uma melhor qualidade de vida, o que significa que as pessoas passam a viver mais; porém a principal condição para se viver bem é conviver na harmonia e no respeito, pois a sociedade é o reflexo do Homem.

A família tem a responsabilidade de formar o caráter, de educar para os desafios da vida, de perpetuar os valores éticos e morais. No entanto, muitas coisas mudaram e uma delas é o respeito pelas pessoas idosas, cabendo a escola esclarecer que tais atitudes precisam ser destorcidas. A população de idosos em nosso país está crescendo, e alguns dados apontam para um número que perfaz 15% de nossa população em duas décadas, um número que não dá e nem deve ser desprezado e juntamente com as estimativas mundiais esse número tende a crescer ainda mais.
A implementação de projetos preventivos é uma medida que deve ser tomada por todo setor público interessado em minimizar os problemas decorrentes do aumento vertiginoso de cidadãos em busca dos serviços públicos de base.

É inegável a necessidade de alimentar uma educação próxima dos educandos, capaz de aguçar a criatividade e despertar o gênio inventivo de aperfeiçoar o temperamento e o caráter, bem como, a capacidade de resistência e adaptação dos mesmos.

Nesse sentido os projetos são iniciativas diversificadas, a partir do conhecimento e questionamento da realidade, as que geram aprendizados e conceitos de valores. As redes cobertas de valores consistem em permitir ao ser humano, que compreenda o complexo problema de adaptação do homem às condições de vida na terra, de forma a tornar inesquecíveis as ações de intervenção; na realidade com intuito de aumentar a eficiência escolar, eliminando a pedagogia do desânimo, das descrenças, da repetência, da evasão, dando lugar à pedagogia da busca, do afeto, da realização e da transformação sob a perspectiva de que a vontade, comprometimento, o hábito da reflexão, da observação, do diálogo, do ato de ouvir, são excelentes ferramentas interpessoais capazes de auxiliarem na construção de um futuro na qual, a auto-aceitação, a auto-estima, amor por si mesmo e pelos outros será o alicerce a sustentar a nova geração, geração das crianças, jovens, adultos e idosos que formamos e informamos.

Pautados nessa perspectiva e por considerarmos a valorização como uma questão de extrema importância e acreditarmos que por meio dela é possível andar um passo rumo ao despertar do sabor pelo aprender.

Portanto, nessa questão, levar a refletir nossos educandos sobre a mesma enunciada neste projeto, que nada mais é que possibilitar uma nova visão de mundo e conhecimento, certos de que através das atividades desenvolvidas poderão vivenciar enormes desafios e adquirirem formações plenas, que os tornam cidadãos críticos, analíticos, criativos, pensantes, flexíveis, adaptáveis, humanistas e comprometidos.

4. Objetivos:

· Objetivo Geral;

ü Sensibilizar e mobilizar a sociedade escolar em torno de ações para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com 60 anos ou mais, destacando a necessidade da mudança de atitude e inclusão dos idosos na rotina das famílias.

· Objetivo Especifico:

ü Reconhecer a importância das pessoas idosas e suas contribuições para a sociedade.

ü Resgatar valores morais nos educandos, possibilitando o encontro de gerações e o conhecimento sobre a realidade das pessoas idosas.

5. Conteúdos:

Gênero Textual: Elaboração de Panfletos Educativos

Valorização da Vida

Envelhecer com Dignidade

Valores Morais: Respeito, Solidariedade, Responsabilidade, Amor pelo próximo.

Relação dos Idosos de ontem e os de hoje: O que mudou?

Localização e Orientação Geográfica

Cuidados com a Saúde

Estatística

6. Disciplinas envolvidas:

Língua Portuguesa

Oficina de Trabalho (Projetos)

História

Geografia

Ciências

Matemática

7. Metodologia:

Procedimentos:

Este projeto será realizado nas seguintes etapas:

1ª Etapa: Conversa informal com os alunos de sobre o tema.

2ª Etapa: Elaboração de questionários pelos alunos.

3ª Etapa: Seleção de perguntas e organização de grupos de trabalho.

4ª Etapa: Pesquisa na escola via internet utilizando os laptops.

5ª Etapa: Entrevista com idosos da comunidade.

6ª Etapa: Visita ao Abrigo São José.

7ª Etapa: Elaboração de relatórios e registros sobre a experiência.

8ª Etapa: Socialização com a comunidade escolar através de Mural, Pôster e Seminário.

Cronograma:

ATIVIDADES

ANO 2011

OUTUBRO

NOVEMBRO

DEZEMBRO

15

25

35

45

15

25

35

45

15

25

35

45

1. Elaboração do projeto de pesquisa com os alunos e professores.

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2. Construção dos questionários para pesquisa.

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3. Contato com a Escola – Campo para apresentação do projeto.

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4. Entrevistas com registros para levantamento de dados a cerca dos resultados do projeto.

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5. Análise e sistematização dos resultados da pesquisa e estruturação dos relatórios analíticos.

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6. Entrega do projeto de intervenção para a coordenação, para a reestruturação, aprofundamento teórico e bibliográfico da temática central.

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7. Seminário de socialização na escola-campo para a apresentação dos relatórios com a participação de pais, alunos, professores, técnicos e direção.

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8. Avaliação do Projeto em conjunto com toda comunidade escolar.

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08. Recursos:

Humanos:

Professores, alunos, pais e comunidade.

Tecnológicos:

Computadores, Notebooks, Laptops, Data show, Máquina digital, TV e DVD

09. Registro do processo:

Será registrada a execução do projeto através de pesquisas, relatórios, vídeos e fotografias.

10. Avaliação e resultados esperados:

A avaliação será realizada em todo o processo da execução do projeto. Espera-se que todos os objetivos propostos sejam alcançados para a efetivação do trabalho.

11. Divulgação/ Socialização:

A divulgação do projeto acontecerá através do Blog da escola, Pôster e Seminário que contará com a participação de professores, alunos, técnicos, direção e comunidade escolar.

12. Referências Bibliográficas:

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. São Paulo: Atlas, 1993.

ANDRADE, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Etnografia da Prática escolar. 9. ed. Campinas, SP: Papirus 1995.

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Etnografia da prática escolar. Ed. Papirus. 9ªed. SP: Campinas, 1995.

BIDERMAN, Maria T. C. Dicionário didático de português. 2. ed. São Paulo: Ática, 1998.

BOCK, Ana Mercês Bahia (Org.). Psicologias: uma introdução ao estudo da Psicologia. São Paulo: Saraiva, 2000.

BRUNER, Jerome. Uma nova teoria da aprendizagem. Rio de janeiro: Bloch, 1969.

CARVALHO, Rosilda Edler. Removendo barreiras para a aprendizagem: educação inclusiva. Porto Alegre: Mediação, 2002.

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FREIRE, João Batista. A criatividade do professor. In: ______. Educação de corpo inteiro São Paulo: Scipione, 1989.

LÜCK, Heloísa., Metodologia de projetos: uma ferramenta de planejamento e gestão. Petrópolis RJ: Vozes,2003.

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NERY, José Reinaldo Cardoso; BORGES, Maria Lúcia Teixeira. Orientações técnicas para elaboração de trabalhos acadêmicos. Macapá: Universidade Federal do Amapá, 2005.

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PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança. 3 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1978.

PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. 4 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1987. i

REDIN, Euclides. O espaço e o tempo da criança. 3 ed. Porto Alegre: Mediação 1998.

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SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 22 ed. São Paulo: Cortez, 2002.

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THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-Ação. 14 ed. São Paulo: Cortez. 2005.

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ESTATUTO DO IDOSO

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